O que é ser pragmático?

Estamos ouvindo muito falar em pragmatismo. Vemos muitas frases de efeito do tipo “Devemos ser pessoas pragmáticas”, “Esse é o ano do pragmatismo”, “Desenvolvedor bom é desenvolvedor pragmático”, etc. Mas o que significa realmente ser pragmático ou essa palavra, Pragmatismo?

Pesquisando um pouco achei na Wikipédia o trecho abaixo neste link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pragmatismo

O Pragmatismo constitui uma escola de filosofia, com origens nos Estados Unidos da América, caracterizada pela descrença no fatalismo e pela certeza de que só a ação humana, movida pela inteligência e pela energia, pode alterar os limites da condição humana. Este paradigma filosófico caracteriza-se, pois, pela ênfase dada às consequências -utilidade e sentido prático – como componentes vitais da verdade.

O Pragmatismo aborda o conceito de que o sentido de tudo está na utilidade – ou efeito prático – que qualquer ato, objeto ou proposição possa ser capaz de gerar. Uma pessoa pragmática vive pela lógica de que as ideias e atos de qualquer pessoa somente são verdadeiros se servem à solução imediata de seus problemas. Nesse caso, toma-se a Verdade pelo o que é útil naquele momento exato, sem consequências.

Não contente fui ao dicionário e verifiquei que lá pragmatismo é identificado como uma doutrina filosófica que se baseia na verdade do valor prático. Vou tentar ser prático (ou seria melhor pragmático?) e trocar em miúdos: Podemos então dizer que uma pessoa pragmática é aquela que resolve as coisas de uma maneira ágil, que enxerga mais soluções do que impedimentos. Ela é mais direta no trato das coisas reais. Isso, é claro, não significa que essa pessoa seja superficial, pois a pessoa pragmática pode ter uma visão mais profunda, mais crítica da vida ou não. No último caso, ela é pragmática e superficial. Não podemos confundir uma pessoa pragmática com uma pessoa reativa pois a meu ver, uma pessoa reativa é aquela que dá a resposta para as coisas de uma maneira imediata, não pensa muito nas consequências dos seu atos.

Alguns links sobre o assunto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pragmatismo
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060929142503AABLCGA
http://www.baguete.com.br/colunasDetalhes.php?id=2886
http://www.microsoft.com/brasil/msdn/arquitetura/Artigos/bb898866_Mission%20Critical.mspx
http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/aa905336.aspx

Be Sociable, Share!

126 comentários sobre “O que é ser pragmático?”

  1. Eu acho que essa ( ou esta ) questao do MAIS ou MAS virou uma praga que assola a internet.

    Ser pragmatica e ver que alguem se dispos a mostrar um erro, processar isso na mente e ficar quieta.

    Quem entra na onda de defender um erro de portugues , meu, nao faz sentido….

    Sejamos mais pragmaticas/os ….

  2. Vamos ser sincero, este Admar foi extremamente sarcástico e só tinha um interesse, denegrir o valor explicativo feito pelo colega. Se não vejamos…

    “Que pena! O colega coloca um textinho bacana”.

    TEXTINHO bacana!

    E aí ele analisa a conjunção e sequer se preocupa com o fato da explicação estar correta ou não? Esse cara é um babaca, isto sim!

  3. Vamos ser sinceros, este Admar foi extremamente sarcástico e só tinha um interesse, denegrir o valor explicativo feito pelo colega. Se não vejamos…

    “Que pena! O colega coloca um textinho bacana”.

    TEXTINHO bacana!

    E aí ele analisa a conjunção e sequer se preocupa com o fato da explicação estar correta ou não? Esse cara é um babaca, isto sim!

  4. muito legal o teu texto, tua explicacao, tua orientacao, igor, de grande valia meeesmo. estou iniciando minha vida academica no curso direito e sei que mais do que nunca, vou precisar saber o que e pragmatico, coisa que venho ha um tempo querendo saber direito, pois encontro varias explicacoes em minhas pesquisas, mas nao me contento com nenhuma delas. vou tentar seguir o conselho do amigo que sugeriu buscar textos antigos, originais. agora, ademar (meu futuro colega de profissao), tenho absoluta certeza que o nosso querido blogueiro igor apenas foi vitima de um pequenissimo, quase invisivel descuido ao trocar mas por mais, portanto esta por mim, perdoado. agora tu, meu futuro colega, foste vitima de teu proprio orgulho, pois foi lamentavel tua tentativa de reduzir nosso amigo igor, pois ja que fizeste questao de dizer que es advogado, tu nao tivestes capacidade suficiente pra perceber que se tratou apenas de um descuido, que nao merecia, portanto, nem ser corrigido, pois nao atrapalhou em nada o entendimento do leitor, e isso basta. faca esse tipo de intervencao com quem realmente precisa, pois podemos perceber que nosso amigo blogueiro escreve bem, portanto, pare de envergonhar a si mesmo.

  5. ah, so pra que o ademar saiba, estou usando um macbook, por isso nao acentuei as palavras corretamente, pois esta maquina, da marca apple, tem um jeito diferente de como por acentos, e eu nao sei (ainda) as combinacoes de teclas para usar cada acento.

  6. Igo Coelho, obrigado. Procurava noções acerca do pragmatismo, e nem sabia que se tratava de uma escola de filosofia. Muito esclarecedor seu texto, na justa medida de quem (como eu) queria ter uma idéia do que se tratava na matéria. Boa dica!

  7. Mas cuidado, nem sempre ser pragmático é algo bom, na política mesmo uma pessoa pragmática pode ser uma pessoa que procura resolver as soluções de maneiras mais fáceis o que significa muitas vezes, atropelar seus princípios ideários, claro que isso não é algo generalizado na política.

  8. Pragmático em seu sentido pejorativo é uma pessoa que soluciona se importa em solucionar um problema de forma imediata sem questionar se as formas para obter a solução trarão consequências no futuro ou se não causará algum dano. Em outras palavras é uma pessoa que age pensando que o fim justifica os meios.

  9. Como posso entender o pragmatismo na política? o que é ser um político pragmático? e quando esse termo é benéfico ou maléfico? Eu não entendi direito isso. Ora entendo que pragmatismo é bom, depois que leio outras coisas passo a entender que pragmatismo é algo ruim. Sinceramente não entendi. Preciso de explicação.

  10. O pragmático,pelo que eu entendi, é uma pessoa prática e Maquiavélica , que age com a razão e pouco se importa com emoções. Que para o sistema capitalista é excelente.O fim justifica os meios.

  11. Acho que o texto ficou bem explicado e bem direto, mas não ficou muito detalhado. Deu o significado bem superficial, mas você poderia ter citado a ideia de que, a verdade é diretamente proporcional à utilidade. Um fato só pode ser considerado real, primeiramente se ele tiver alguma prova de que não é irreal, essa é uma questão que deve ser colocada. Eu não posso definir que algo é real pelo simples fato de atender às minhas necessidades úteis, ele deve ser um fato que não tenha possibilidade de ser irreal, primeiramente.

  12. Na minha optica de ideia sem querer parafrasear tanto entorno do significado da palavra pragmatismo importa frisar que refere-se a um de bom censo perante qualquer estimulo na esfera da sociedade, isto e ser pragmatico e estar provido de um raciocinio logico capaz de encarar e resolver qualquer problema com maior eficacia e eficiencia.

  13. Agradeço muito, porque resolveu o meu problema, eu tinha muitas dúvidas, agora estou ciente do que seja pragmatismo.

  14. … ótimo o jeito como você abordou sobre o assunto e colocou a sua opinião. eu li vários sinônimos até chegar ao seu e conseguir, finalmente, entender o que é pragmatismo. obrigado!

  15. Que comentário mais infeliz do senhor Ademar, crítica construtiva, mas desnecessária e recheada de erros gramaticais. Uma pena para ele. Enquanto ao texto sobre pragmatismo, corretíssimo (e muito bem explanado, do meu ponto de vista).
    Helena Corrêa, estudante de Filosofia

  16. O sinonimo mais próximo de pragmatismo é objetividade. A pessoa pragmática não perde tempo, ela só faz aquilo que é necessário para atingir seus objetivos e não se dispensa com coisas inúteis, como outros projetos, perda de tempo, etc. O pragmático é uma pessoa prática. Essa praticidade e simplicidade fazem com que o caminho apareça claro á sua frente.

  17. …, então vejamos.
    O presidente do congresso Eduardo Cunha, tinha o absurdo objetivo de construir um shopping anexo ao congresso. Então barganhou com a Dilma, a aprovação de importantes medidas do ajuste fiscal, em troca do tal cacareco, e conseguiu aprovação para seu intento.
    Portanto, se me chamarem de pragmático, acho que devo me sentir ofendido…

  18. Só uma questão sobre isso…
    Tem a ver com conceitos e experiências.
    Pensem no seguinte:

    E se as experiências tivessem um conceito por trás disso?
    E se o conceito tivesse também uma experiência?
    E nesse vice versa criasse uma filosofia Pragmática?

    Você encontra algum sentido nessa frase pragmática?”toda experiência sem a forma do conceito é cega, o conceito sem o conteúdo da experiência é vazio”.

    Um exemplo? Bom, não adianta ter um discurso de sustentabilidade se você nem consegue separar o lixo de sua própria casa.

    Há um desacordo entre teoria e prática que irá deslegitimar o discurso sustentável..

    O sentido de ser prático é um e necessariamente não significa ser inerente a filosofia Pragmática.

    Prática e prático tem significados diferentes, assim como pragmático e o pragmatismo. Rsrs..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *